Por que devo usar uma CDN ?
Visão geral
A Content Delivery Network (CDN) ou Rede de Entrega de Conteúdo, trabalha fornecendo nós de servidores alternativos para os usuários a transferir recursos (geralmente de conteúdo estático, como imagens e JavaScript). Esses nós estão espalhados por todo o mundo, portanto, sempre haverá um geograficamente mais perto de seus usuários, garantindo um tempo de resposta e download mais rápido do conteúdo devido à redução da latência.
Enquanto CDNs são uma solução adequada para a maioria dos sites à procura de melhorias de velocidade, nem todos os sites necessariamente precisam de um. É importante entender como CDNs trabalham e, em última análise,
se os benefícios valem a pena o custo de adicionar um.
O que é um CDN?
A CDN é essencialmente uma rede de servidores geograficamente dispersos. Cada nó CDN (também chamados de servidores de ponta) armazena em cache o conteúdo estático de um site como as imagens, arquivos CSS / JS e
outros componentes estruturais. A maior parte do tempo de carregamento da página de um usuário final é gasto em recuperar este conteúdo e, por isso faz sentido fornecer esses “blocos de construção” de um site no maior número
de nós de servidor quanto possível, distribuídos por todo o mundo.
Quando um usuário solicita o seu site, o nó mais próximo na proximidade usuário vai entregar o conteúdo estático, assegurando a distância mais curta para os dados viajarem (latência reduzida), proporcionando a experiência de um site mais rápido.
Por que eu preciso de um CDN?
A razão número um para usar um CDN é para melhorar a experiência do seu usuário em termos de velocidade, e como sabemos – a velocidade é importante!
Garantir uma experiência consistente para todos os seus usuários é importante.
Um site pode ser hospedado em uma determinada região, mas têm a maioria de seus usuários vindos de uma zona totalmente diferente – por exemplo, se o seu site está hospedado na América do Norte, o aplicativo GTmetrix pode
relatar velocidades rápidas com base em nosso local de ensaio padrão, mas se um bom pedaço de seus usuários vêm da Europa, a sua velocidade não será tão rápido quanto você experimentaria ser.
Uma CDN global permitiria que os usuários de um ponto de origem europeia pudesseem baixar conteúdo estático de uma fonte mais próxima. Em vez de atravessar o oceano Atlântico para recuperar dados, eles podem se conectar a
um servidor por exemplo, Londres, Reino Unido, para obter os mesmos dados. Isso reduz a latência e fornece um carregamento mais rápido de seu site.
CDNs não só garantem uma experiência mais rápida para seus usuários, mas eles também ajudam a prevenir “crashes” em caso de picos de tráfego – CDNs ajudam a distribuir largura de banda em vários servidores, em vez de
permitir um servidor para lidar com todo o tráfego.
… Mas as CDNs não são absolutamente necessárias.
A maioria dos usuários que analisam o seu site através de GTmetrix terá a recomendação em YSlow: “Use um Content Delivery Network (CDN) acionado. Isso leva muitos a acreditar que é uma recomendação no mesmo nível
como “Minify CSS / HTML” ou “Especifique dimensões de imagem”.
A CDN é uma otimização já avançada. Ele não é uma solução auto-suficiente como uma mudança de configuração do servidor ou uma pequena modificação do código. A maioria dos CDNs são pagos e funcionam como serviços de
terceiros, e assim a implementação de um depende de suas metas, prioridades e orçamento.
Será uma ajuda usar uma CDN melhorar o desempenho do seu site? Sim. É absolutamente necessário para todos os sites?
Não. Você ainda pode fornecer uma experiência website decentemente rápido, sem um CDN – mas provavelmente seria mais rápido com um.
Para aqueles com tráfego pesado, os sites de missão crítica e que são sérios sobre a fornecer a melhor experiência possível para todos os seus usuários, um CDN deve ser uma parte crucial de sua estratégia de otimização.
Implementação e Custo
Implementação
Pode paracer quer a criação de um CDN para o seu site é uma tarefa difícil (às vezes é, dependendo do local tamanho / complexidade), mas para a maioria dos sites – CDNs são fáceis de implementar. Essencialmente, você
precisa dizer ao CDN quais arquivos (recursos tipicamente estáticos) que precisa espelhar. Em seguida, você precisa configurar seu site para enviar solicitações para esses arquivos para a CDN para a manipulação.
Para qualquer um usando um CMS popular (WordPress, Drupal, Magento, etc), existem plugins para definir o seu site para para um provedor de CDN sem muita dificuldade. Outras implementações podem envolver a modificação de
registros DNS e mudar o nome dos servidores de seu domínio.
Custo
A maioria dos CDNs são serviços pagos e terceirizados e pode variar de caros, configurações high-end para sites corporativos, para mais soluções orientadas site pequeno / médio custo-benefício.
O custo de um CDN também depende da largura de banda, a região alcance, e / ou necessidades de segurança / SSL.
Por exemplo, se você achar que a maioria de seus usuários vêm da América do Norte e Europa, você pode omitir a compra de nós de servidores na Ásia.
CDNs não tem que ser custo proibitivo, e pode ser acessível para os proprietários de sites de vários orçamentos.
Mesmo assim vou passar aqui uma lista de CDNS grátis para você analisar.
Espero que tenham gostado do artigo e tenham entendido para que serve as CDNS, quando usar e suas aplicações na prática.
Segue abaixo, a lista de alguns fornecedores de CDN.
http://www.wpexplorer.com/free-cdn-services-for-wordpress/
Um grande abraço!
Muito Success pra você!
Ivanilson Ribeiro