Qual a importância de usar Google Analytics
Tão importante quanto se esforçar para e investir tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital é saber qual o alcance das mesmas e mensurar a eficácia ou não dos resultados obtidos. Entenda agora qual a importância de usar Google Analytics.
Com o Google Analytics você vai saber com precisão se está aplicando estratégias de marketing que realmente são indicadas para o seu negócio. A partir daí você também economizará tempo e dinheiro, pois não vai investir em táticas inadequadas.
Fazer esse tipo de verificação de forma manual é extremamente complicado e quando acontece dos dados serem processados em grandes quantidades aí então fica impossível.
Por conta dessa dificuldade o mercado tem apostado veemente em ferramentas tecnológicas com o intuito de deixar essa ação mais simples, permitindo que os empreendedores tenham informações mais precisas.
Tendo em mãos informações mais assertivas e em tempo real, as possibilidades de conversão aumentam bastante. Uma dessas ferramentas que o mercado oferece hoje em dia é o Google Analytics do qual vamos falar nesse post. Leia até o final e saiba qual a importância de usar Google Analytics.
O que é Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta tecnológica gratuita oferecida pelo Google e desenvolvida especificamente para fazer avaliações do Retorno sobre o Investimento (ROI) acerca das campanhas de marketing digital que estão vinculadas ao seu site, aplicativos em flash, e-commerce, blogs etc.
A importância de usar Google Analytics para o marketig digital de sua empresa
A ferramenta é fácil de usar por ser intuitiva. Ela vai te levando automaticamente onde você precisa estar. Contudo, facilita muito você ler todo o tutorial da mesma e ficar atento à todas as formas de uso que lá constam.
A ferramenta é responsável por avaliar suas campanhas e mostrar tudo o que precisa ser melhorado nas mesmas propiciando uma tomada de decisões mais pontual e certeira, reduzindo desse modo os custos com marketing, atendimento, aquisição e relacionamentos com clientes.
Acredito que apenas com o que coloquei até aqui você já tenha começado a entender qual a real importância de usar Google Analytics para os seus negócios.
Como realizar análises mais precisas para melhorar os resultados obtidos?
O primeiro passo para fazer uma análise bem feita é descobrir o que precisa ser analisado, mas tenha em mente que não existe uma fórmula para isso, pois cada empresa possui seus próprios objetivos e ações.
Para fazer sua avaliação da melhor forma possível é necessário compreender quais itens são indispensáveis para o sucesso dos resultados. Dessa forma você ficará a par de todos os itens que devem ser acompanhados.
Como começar a avaliar com o Google Analytics?
Apesar de cada empresa ter suas características únicas, alguns relatórios sobre desempenho são de inteira importância para todos os tipos de negócios. Veja quais são esses relatórios a seguir e comece a avaliar agora mesmo.
Quantidade de visitas
Verificar a quantidade de visitas recebidas é imprescindível para que você possa avaliar se seus investimentos têm surtido o efeito esperado. A ferramenta consegue analisar tanto o total de acessos recebidos quanto a quantidade de visitantes únicos, dispensando outros acessos do mesmo IP.
O gráfico de análise é simples e basta que você olhe se o mesmo está subindo ou caindo. Esse serviço é o responsável para que muitos saibam a importância de usar Google Analytics.
Fonte de tráfego do seu site
Não basta apenas saber a quantidade exata de visitas que sua página recebeu. É necessário também saber de onde vem esses visitantes, principalmente se sua empresa é local.
Esse serviço também permite que você saiba qual tipo de iniciativa tem chamado mais as pessoas, se foi um compartilhamento no Facebook, um post no blog com aplicação de técnicas de SEO etc.
Relatórios de conteúdos
Outra questão importante é sobre os conteúdos e produtos oferecidos aos clientes. Com essa ferramenta você vai saber qual a postagem ou produto tem sido mais procurado e a partir daí criar uma estratégia mais forte e eficiente em cima dos mesmos.
Direcionar estratégias de marketing significa ganhar tempo e economizar dinheiro. Redução de custos é bom para qualquer empresa, mesmo aquelas que sempre operam no azul.
Todos esses tópicos que discuti aqui, sem dúvida, servem para que qualquer pessoa consiga entender a importância de usar Google Analytics. Agora é só colocar tudo em prática usando essa ferramenta.