Como o Facebook pode ajudar as vendas do meu site
Como está a situação do seu negócio? Como estão as vendas? Como está sua presença online? É claro que nos dias atuais é praticamente impossível não estar presente na internet, nem que seja apenas por um meio, podendo ser ele um blog, um site, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Apesar de que o melhor mesmo é trabalhar tudo isso de maneira conjunta, por meio do Marketing de Conteúdo e do Marketing Digital, mas isso não é conversa para este texto.
Aqui, nós vamos ser bastante específicos: em tempos de crise, o que os comerciantes, prestadores de serviços e empreendedores estão buscando são maneiras de aumentar suas vendas. Não é diferente na internet. Muita gente pensa que a solução para todos os problemas está na internet, inclusive para a falta de dinheiro. De fato, ela está, mas é preciso muito trabalho.
Entenda: aumentar as vendas de um site, produto ou serviço não é nada fácil, nem mesmo na internet, por isso, é preciso procurar pelas melhores e mais eficazes ferramentas. É aí que entra o Facebook, que ainda é considerado uma das maiores redes sociais do mundo e uma das melhores maneiras de aumentar suas vendas. Quer saber como? Então, vem comigo:
Não perca suas vendas
Em primeiro lugar, Facebook é uma rede social, ou seja, a palavra de ordem aqui é a interação. Por meio da sua página, você consegue interagir com seus clientes e potenciais clientes, dar informações sobre seu produto, dicas de como usá-lo, fazer e divulgar promoções e produtos novos, e também divertir o seu público. E é exatamente isso que as pessoas estão buscando na internet: informações relevantes sobre aquilo que elas desejam.
Para você ter uma noção, vou dar um exemplo: eu gosto muito de um restaurante X, e todos os dias tem um prato diferente na promoção. Recentemente, quis almoçar neste lugar e resolvi pesquisar na página deles no Facebook se eu encontrava qual era a refeição do dia, ou seja, busquei pela informação que necessitava sobre um produto que eu iria consumir. Mas não encontrei nada e não quis correr o risco de ir até o restaurante e a promoção ser de um prato que eu não gosto. Então não fui.
Veja bem, essa empresa perdeu um cliente, simplesmente, por falta de informação. Se eu tivesse encontrado o que eu estava procurando, não teria desistido de ir ao restaurante ou deixaria para ir no dia em que a promoção fosse o meu prato preferido. Agora, imagine quantas pessoas estão passando por situações semelhantes neste exato momento?
A primeira dica para ajudar a melhorar suas vendas é não perder o cliente por falta de informação. Para isso, o Facebook é uma excelente ferramenta, pois, geralmente, os clientes costumam procurar por informações nas páginas oficiais das empresas. Então, você não pode vacilar na sua: tenha sempre informações de qualidade e atualizadas sobre seus produtos.
Comunicação para vender mais
Outra situação bastante comum é a daquelas pessoas que querem comprar um produto, mas antes procuram por comentários negativos e positivos sobre a loja, principalmente. Na maioria das vezes, a pessoa interessada vai até a página no Facebook da loja e começa a ler os comentários: se eles são negativos, a empresa corre o risco de perder esse cliente.
Contudo, é praticamente impossível controlar essa situação e não é nem um pouco recomendado apagar comentários negativos de clientes (jamais faça isso). A dica é sempre responder de maneira educada, tentando resolver o problema, de preferência fora do Facebook. Então, é sempre bom passar um e-mail de contato ou pegar os dados do cliente e entrar imediatamente em contato com ele de maneira privada. Isso evita que mais comentários negativos fiquem sendo expostos na fanpage.
O Conteúdo
O conteúdo de sua página no Facebook deve ser sempre o melhor possível. Se sua loja está com alguma promoção, isso precisa estar bastante divulgado. Mas, além disso, é preciso que esteja bonito e bem escrito. Simples assim? Nem tanto! Tenha boas imagens e um bom texto. Nesse caso, é sempre bom contar com a ajuda de profissionais especializados em criação de conteúdo para redes sociais.
Invista em Facebook Marketing
Se sua página está pronta, seguindo todas essas dicas, chegou o grande momento de levar seu conteúdo e seu produto para o maior número de pessoas possível. Existem maneiras orgânicas de conseguir isso: você pode criar um grande viral, por exemplo, mas, além de muito trabalho especializado, seu negócio vai precisar contar com um pouco de sorte. Afinal, cair nos gostos do público não é nada fácil.
A outra solução é investir em Facebook Marketing. Crie um planejamento de investimento e uma boa estratégia. Conhecendo o público que você quer atingir, é possível conseguir bons resultados em vendas para a sua loja, e-commerce ou site.
Que tal agendarmos uma consultoria de vendas online para podermos aumentar as venda de seu Site? Para isso, acesse o link do meu site https://www.ivanilsonribeiro.com.br/contato e deixe seu contato.