A Realidade Aumentada não é uma tecnologia nova – na verdade, tem pouco mais de meio século agora, pois foi desenvolvida pela primeira vez em 1968 na Universidade de Harvard pelo cientista da computação Ivan Sutherland. Ele tem sido usado por décadas com o uso de monitores tipo head-mounted para simulações nas indústrias de aviação e militar, e foi aprimorado por todos, desde laboratórios em universidades a corporações e militares.
Esse mercado tem crescido e a cada ano perguntamos se esse é o ano de ruptura dessa tecnologia. Com isso dito, o IDC prevê que os gastos com AR / VR aumentem para US $ 18,8 bilhões em 2020, um aumento de 78,5% em relação às projeções de 2019. Além disso, eles esperam que a maior parte desses gastos seja feita no setor comercial.
O que a AR pode fazer para ajudar sua organização? Bem, há muitos benefícios em usar a RA que podem melhorar seus negócios agora. Na verdade, este artigo mostrará que muitas empresas conhecidas já estão fazendo exatamente isso, juntamente com a forma como isso está lhes proporcionando valor real.
A realidade aumentada leva a loja até o cliente
A AR está sendo usada por empresas como a IKEA , que alavancou a tecnologia para fornecer aos seus clientes a capacidade de experimentar em primeira mão como os móveis da IKEA ficariam em suas casas. É uma experiência única poder colocar um móvel virtual na sua casa e ver como seria se estivesse realmente lá.
Converse , também está entrando na RA. Fornecer um aplicativo Shoe Sampler habilitado para AR que permite aos clientes ver como os sapatos Converse ficariam em seus pés. A Converse e a IKEA criaram mecanismos que envolvem mais profundamente do que os aplicativos típicos que simplesmente levam os clientes ao mercado, já que seus aplicativos de RA permitem que os usuários experimentem visualmente os produtos como se já os tivessem.
Esses aplicativos profundamente envolventes respondem à questão de como esse produto ficaria em mim ou como seria se eu o tivesse em minha casa?
Outro exemplo, o aplicativo da empresa de suprimentos de beleza Sephora não só permite compras online, mas inclui uma área de maquiagem AR onde os clientes em potencial podem experimentar blush, sombra, batom, cílios e muito mais. O produto é virtualmente aplicado ao rosto do usuário usando RA. Nenhuma foto é necessária, pois isso é feito em tempo real, mesmo sem um clique. Usar o aplicativo é uma experiência muito divertida e útil, divertida (e atraente) para quem usa maquiagem e acessórios.
AR possibilita oportunidades únicas para a realidade imersiva
Outros criadores de conteúdo estão se aprofundando em RA de maneiras que ainda não foram tentadas, como a criação de uma rede social baseada em RA. Snaappy está fazendo exatamente isso – permitindo que os usuários criem vídeos RA e mensagens baseadas em localização. Os usuários podem criar e experimentar RA com base em localização em suas próprias cidades por meio das criações de outros membros Snaappy, todos os quais estão usando o aplicativo Snaappy em seus dispositivos móveis.
Alguns modelos de negócios, como o WallaMe , estão engajando as pessoas de uma forma que as leva ao mundo em busca de experiências de RA, da mesma forma que o Pokémon GO fazia anos atrás. Ele permite que os usuários deixem mensagens baseadas em AR em praticamente qualquer lugar e em qualquer coisa, potencialmente incluindo produtos, no mundo real, e uma vez que um amigo que usa o WallaMe tenha a localização, eles podem ir até esse local e visualizá-lo ao vivo.
AR oferece às crianças novos níveis de experiências interativas
Outras empresas habilitadas para AR incluíram a BIC Kids , cujo aplicativo DrawyBook aprimorou todo o processo de desenho criativo para crianças, permitindo-lhes visualizar seus desenhos por meio do aplicativo para tablet DrawyBook e, em seguida, adicionar ainda mais cores e formas à sua arte, experimentando a admiração de dar vida às suas obras de arte.
A marca europeia de supermercados e varejo em geral Tesco fez parceria com a Disney para levar os produtos da marca Disney Frozen vendidos nas lojas da Tesco a um nível totalmente novo, permitindo que pais e filhos explorem um livro de adesivos da marca Frozen e tirem selfies de seus filhos com seu Frozen favorito personagens. O uso da Realidade Aumentada mudou a experiência de simplesmente olhar um livro para algo sobre o qual as crianças conversariam por dias, muitas vezes compartilhando as fotos resultantes com seus amigos e familiares.
AR fornece tecnologia de segurança para automóveis
O para- brisa virtual da Jaguar usa tecnologia head-up-display, junto com efeitos aprimorados por software para mostrar ao motorista dados em tempo real que são capazes de interagir com objetos físicos que podem ser vistos através do para-brisa do veículo.
GMC (https://www.gmc.com/) também está entrando na arena de AR no próximo ano com suas pickups 2020 usando AR para fornecer uma opção de “visão transparente do trailer”. Usando uma visão de câmera (que aparece na tela do painel) que vem da parte de trás do trailer sendo rebocado, eles são capazes de sobrepor a imagem sobre a visão real, essencialmente fazendo o trailer que está sendo rebocado desaparecer.
Mercedes (https://www.mbusa.com/) tem trabalhado com navegação aprimorada por AR por um tempo, colocando instruções sobre objetos na visualização da câmera ao vivo na tela de navegação. A exibição na tela inclui nomes de ruas, instruções de curva e endereços de edifícios, que aparecem na aproximação da próxima curva. Eles já têm planos de mover o AR do console de navegação do painel para o pára-brisa nos próximos modelos.
Além disso, fabricantes de automóveis como Audi, Porsche e BMW estão experimentando AR como uma forma de envolver os compradores em potencial antes mesmo de irem ao showroom de automóveis, permitindo-lhes experimentar os carros como os imaginam, selecionando opções e cores, ou envolver-se com eles em uma experiência semelhante a um jogo com RA.
AR agora está sendo usado pelo Exército dos Estados Unidos , que recentemente assinou um muito discutido contrato de $ 480 milhões de dólares com a Microsoft para licenciar sua tecnologia HoloLens 2 para treinamento, simulação e combate. A versão militar do HaloLens, que é chamada de Integrated Visual Augmentation System, ou IVAS, apresenta sua própria versão de visão noturna e será usada inicialmente para treinamento, mas será totalmente capaz de ser usada em combate real. Os soldados veem o IVAS como um “multiplicador de combate” que os torna uma máquina de combate mais mortal e aumenta a eficácia de seu treinamento, levando os soldados a um nível totalmente novo.
O Exército dos EUA não está sozinho no uso da tecnologia HoloLens para treinamento. O centro de treinamento global da Mercedes-Benz em Stuttgart, Alemanha, está usando o HoloLens para examinar visualmente o interior dos carros enquanto trabalham neles, usando a transparência fornecida pela AR para ver detalhes que, de outra forma, seriam ocultados. Os engenheiros são capazes de se familiarizar mais com as complexidades dos automóveis Mercedes do que de outra forma seriam capazes de experimentar usando a tecnologia HaloLens.
AR significa melhorar as experiências do cliente
Como você pode ver, já existe ROI para empresas que aprimoram seus negócios com realidade aumentada. Pode envolver o uso de óculos HoloLens ou Magic Leap, ou pode ser embutido em produtos como automóveis, ou mais simplesmente incorporado em aplicativos móveis. Existem muitas empresas inovadoras que usam a RA para aprimorar a experiência de seus clientes, induzi-los a comprar produtos, aprimorar o treinamento no local de trabalho e fornecer experiências imersivas e interativas. É provável que em 2020 mais empresas aproveitem a oportunidade de usar a RA para agregar valor real aos seus negócios