10 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de marketing digital em 2021
O marketing digital é mais importante do que nunca. Tome medidas para criar ou melhorar sua estratégia de marketing hoje para acelerar seus resultados
Por onde você deve começar se quiser desenvolver uma estratégia de marketing digital? Ainda é um desafio comum, pois muitas empresas sabem como os canais digitais e móveis são vitais hoje para adquirir e reter clientes. No entanto, eles não têm um plano integrado para apoiar a transformação digital e o crescimento da empresa, e envolver seu público de forma eficaz online.
Se sua empresa não tiver um plano de marketing estratégico, você sofrerá com os dez problemas que destacarei mais adiante neste artigo e perderá para os concorrentes que têm mais experiência digital.
Para cada um dos dez problemas, também recomendarei soluções de marketing e as próximas etapas para ajudá-lo a otimizar sua estratégia de marketing para conquistar mais clientes.
O que é marketing digital?
O marketing digital, especificamente, refere-se a ‘Alcançar os objetivos de marketing por meio da aplicação de tecnologias e mídias digitais.’
As tecnologias e mídias digitais incluem:
- Sites da empresa
- Aplicativos móveis
- Páginas de empresas de mídia social
- Motores de busca
- Propaganda
- E-mail e automação
- Parcerias digitais com outras empresas digitais
No entanto, para ter um verdadeiro sucesso, as técnicas digitais devem ser integradas à mídia tradicional, como mídia impressa, TV e mala direta, como parte das comunicações de marketing multicanal. Mais importante, agora mais do que nunca, você precisa ser capaz de demonstrar o valor do seu trabalho.
Os desafios do marketing digital
Na minha experiência, um desafio comum é por onde começar a traçar seu plano de marketing digital. Acho que existe o receio de que um relatório massivo seja necessário, mas acreditamos que o planejamento enxuto funciona melhor.
Marketing digital para iniciantes
Conversando com as empresas, descobri que a criação de planos digitais geralmente ocorre em dois estágios.
- Primeiro, um plano de marketing digital separado é criado. Isso é útil para obter um acordo e aceitação, mostrando as oportunidades e problemas. Nesta fase, você pode traçar um caminho, definindo metas e estratégias específicas para o digital.
- Em segundo lugar, o digital passa a ser integrado à estratégia de marketing, é uma atividade central, “business-as-usual”. Mas, isso não garante um planejamento separado, exceto para as táticas. Este é o estágio em que seu marketing omnicanal integrado será mais eficaz. Esse é o objetivo e podemos levá-lo lá.
Como o seu marketing digital se compara?
Quase metade das empresas não tem uma estratégia de marketing digital claramente definida. Mas, daqueles que o fazem, a maioria o integrou à estratégia de marketing (a segunda etapa mencionada acima).
Atualmente, cerca de 12% ainda estão usando um documento digital separado, que é o primeiro passo no processo em direção a uma estratégia totalmente integrada.
Então, quais são suas próximas etapas para otimizar totalmente sua estratégia de marketing digital?
Tenho certeza de que muitas das empresas nesta categoria estão usando a mídia digital de forma eficaz e certamente poderiam obter ótimos resultados de pesquisa, e-mail ou marketing de mídia social.
Mas também tenho certeza de que muitos estão perdendo oportunidades de melhor integração ou estão sofrendo com os outros desafios que listei a seguir. Talvez os problemas abaixo sejam maiores para organizações maiores que precisam de governança com urgência.
1. Você está sem direção
Acho que as empresas sem uma estratégia digital (e muitas que têm) não têm uma meta estratégica clara para o que desejam alcançar online em termos de ganhar novos clientes ou construir relacionamentos mais profundos com os existentes.
2. Você não conhecerá seu público online ou participação de mercado
A demanda do cliente por serviços online pode ser subestimada se você não tiver pesquisado isso. Talvez, mais importante, você não entenda seu mercado online. A dinâmica será diferente dos canais tradicionais com diferentes tipos de perfil e comportamento do cliente, concorrentes, propostas e opções para comunicações de marketing.
Todo o nosso treinamento de marketing apoiará você e sua equipe na construção de uma estratégia de marketing vencedora para alcançar, converter e reter mais clientes e acelerar o ROI do marketing digital. Parece bom? Dê os próximos passos para uma estratégia vencedora começando hoje.
Se você não está dedicando recursos suficientes ao digital, ou está usando uma abordagem ad-hoc sem estratégias claramente definidas, então seus concorrentes comerão seu almoço digital!
4. Você não tem uma proposta de valor online poderosa
Uma proposta de valor digital claramente definida e adaptada às diferentes personas do cliente-alvo ajudará você a diferenciar seu serviço online, incentivando os clientes novos e existentes a se envolverem inicialmente e permanecerem fiéis. O desenvolvimento de uma estratégia de marketing omnicanal é a chave para isso para muitas organizações, uma vez que o conteúdo é o que envolve seu público por meio de diferentes canais, como pesquisa, social, email marketing e no seu blog.
5. Você não conhece seus clientes online bem o suficiente
Costuma-se dizer que o digital é o “meio mais mensurável de todos os tempos”. Mas o Google Analytics e similares apenas dirão a você o volume de visitas, não o sentimento dos visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de ferramentas de feedback do usuário do site para identificar seus pontos fracos e resolvê-los.
6. Você não está integrado (“desintegrado”)
É muito comum que as atividades de marketing digital sejam concluídas em silos, seja um profissional de marketing digital especializado, trabalhando em TI ou uma agência digital separada. É mais fácil empacotar ‘digital’ em um bloco conveniente. Mas é claro, é menos eficaz. Todos concordam que a mídia digital funciona melhor quando integrada à mídia tradicional e aos canais de resposta.
É por isso que recomendamos o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital integrada , para que seu marketing digital funcione muito para você! Com o seu plano integrado implementado, o digital se tornará parte da sua atividade de marketing e dos negócios normais. Descubra mais.
Recursos insuficientes serão dedicados ao planejamento e à execução do e-marketing. É provável que haja uma falta de habilidades específicas de e-marketing, o que tornará difícil responder às ameaças da concorrência de forma eficaz.
8. Você está perdendo tempo e dinheiro com a duplicação
Mesmo se você tiver recursos suficientes, eles podem ser desperdiçados. Esse é particularmente o caso em empresas maiores, onde você vê diferentes partes da organização de marketing comprando ferramentas diferentes ou usando agências diferentes para executar tarefas de marketing online semelhantes.
Por isso, você precisa investir em uma estratégia de marketing que funcione para você e sua equipe, para planejar, gerenciar e otimizar seus canais e plataformas digitais. Gere os resultados de marketing de que você precisa para atingir seus objetivos de negócios e aumentar seu ROI de marketing.
9. Você não é ágil o suficiente para alcançar ou ficar à frente
Se você olhar para as principais marcas online como Amazon, Dell, Google, Tesco, Zappos, elas são todas dinâmicas – testando novas abordagens para ganhar ou manter seu público online.
10. Você não está otimizando
Cada empresa com um site terá análises. Mas muitos gerentes seniores não garantem que suas equipes tenham ou tenham tempo para revisá-los e agir de acordo com eles. Uma vez que sua estratégia de marketing digital permite que você acerte o básico, você pode progredir para a melhoria contínua dos principais aspectos, como marketing de busca, experiência do usuário do site, e-mail e marketing de mídia social.